segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM O CASAMENTO AO FRACASSO



PRINCIPAIS MOTIVOS QUE LEVAM O
CASAMENTO AO FRACASSO


Para falar de familia, precisamos entender o contexto em nossa sociedade a nivel mundial, e não somente no Brasil,  mas para falar de familia , eu quero citar o que foi publicado numa pesquisa do instituto DATAFOLHA EM SAO PAULO.,, Em decorrência dos dados apurados, foram publicadas várias conclusões, opiniões de maridos e esposas, algumas das quais passaremos a mencionar :
1 – A família brasileira da virada do milênio está cada vez mais distante do modelo clássico:
 Pai todo –poderoso, mãe dona de casa e muitos filhos., como era antes ( 10,15,20 ) filhos......
2 – O pai perdeu o Status de único provedor da casa, em comparação com a mãe, é considerado menos importante e menos companheiro dos filhos.
3 – Neste cenário, a mãe emerge como a figura mais importante da casa., Educação, disciplina e afeto aos filhos isso é quase um monopólio feminino., e a mãe deixa de ser dona-de-casa e passa a ser dona da casa.
4 – A perda de funções reduz o papel do Pai dentro de casa.
5 – Para que a mulher precisa do Homem ?., Hoje ela é bem formada, ganha até mais que o marido., em alguns casos ele é que manda na economia do lar.
6 – A ausência do marido,pelo seu trabalho exaustivo., as funções dele acaba se esvaziando, e ele se sente menos cobrado moralmente dentro de casa.
7 – É a mãe que acaba resolvendo tudo dentro de casa., pela ausência do pai inclusive na criação dos filhos.( ela até troca uma lampada., arruma o chuveiro, troca bucha da torneira....).
8 – Aquele negócio que o pai é o cabeça do casal acabou.
Mas tudo isso precisa ser revisto pois Deus estabeleceu uma constituição dentro do lar.
Neste novo cenário Um precisa cobrir as deficiências do outro, se quiser que as coisas dëen certo.

MAS  AQUELE QUE CRIOU A FAMILIA NÃO VE DESSE JEITO, POIS FOI ELE QUE ESTABELECEU O PADRÃO DA FAMILIA., E NÓS COMO IGREJA PRECISAMOS ENTENDER ESSES  PRINCIPIOS  E DELES APLICARMOS NA FORMAÇÃO DA FAMILIA E ASSIM SERMOS FELIZES.

VAMOS ABRIR COMIGO :

n  Gn 2.18. - "Disse mais o Senhor Deus: não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma Ajudadora que lhe seja Idônea“.
n  Gn 1.28 - Deus os abençoou, e Deus lhes disse: FRUTIFICAI e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

O Casamento é a instituição mais antiga na face da terra, pois foi criada por Deus desde o Jardim do Édem. O  problema que muitas das vezes não estamos preparados para enfrentar está união divina. ( pois esta instituição só pode ser plena com Deus dentro dela ).,

O propósito da família é o de cooperar com o propósito de Deus: o de ter uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus.


O casamento é muito similar a uma viagem em um cruzeiro maravilhoso pelos mares, por mais moderno que o navio seja sempre vem às tempestades e balançam o navio., a ponto de leva-lo a pique. Mas existe procedimentos a serem tomados antes desta viagem, o navio é passado por inspeções de segurança. Para descartar qualquer tipo de problemas.

O casamento também é assim, tudo maravilhoso e bonito, nos primeiros meses, depois quando os dois já se conheceram, vem as tempestades,  Se o casal não tiver preparado para enfrentar os fortes ventos, infelizmente vão passar por muitos conflitos podendo chegar a separação.
Mas nesta noite vamos conhecer quais são os procedimentos a serem tomados, quando estamos passando por fortes ventos no casamento.



Mas para entendermos o casamento precisamos saber o que significa Aliança

No Ato do casamento é feito uma aliança entre o homem a mulher e Deus.
Esta aliança é permanente,indissolúvel, irrevogável. ( Não foi feita para quebrar )

O Termo aliança no Grego Significa – DIATHEKE
( Disposição,Combinação,Testamento,Vontade, Resolução)
A aliança é até a morte., uma vez feito e para vida toda., pois não envolve somente interesses., é mais do que isso envolve : Corpo,Alma, Espírito.
Vamos ler comigo : Malaquias 2:14., Efesios, 5:31..

Contrato ( é firmado entre duas partes )., compra e venda, prestação de serviço, aluguel, locação e contratos no geral.
Mas ele não é permanente e é dissolúvel, ou seja pode quebrar, ( Ex. Aluguel ) existe suas cláusulas, mas podemos quebrar.

Vamos abordar alguns temas levantados em gabinetes pastorais e discutidos por vários psicólogos.
Ou seja são temas que realmente tem destruído muitos casamentos.


Podemos então dizer que causas mais freqüentes de conflitos no casamento são :


1 – Finanças – A falta de controle financeiro tem arrasado muitas famílias, alguns gastam dinheiro que não tem, e também gastam antecipadamente aquele que teriam no futuro.
Cada Família precisa trabalhar dentro de um orçamento doméstico e gastar somente aquilo que ganha.

Queridos infelizmente a Mídia tem nos atacado de forma tão grande que tem convencido muita gente a comprar coisas que não estão precisando,  e ainda mais, começar a pagar com um prazo bem dilatado e em suaves prestações,
Aí sim entramos em dívidas.
Cartões de Crédito e Cheque Especial, em vez de ser instrumentos para nos auxiliar quanto não temos dinheiro na hora, se tornou em um abismo profundo.
Chegando a levar tudo que temos.
Conversando com meu pai Ele é aposentado ele me disse que quase toda aposentadoria que é depositado na sua conta, fica para pagar juros do cheque e juros do cartão.
Isso faz um estrago no nosso orçamento, pois acabamos fazendo empréstimo para pagar juros. Abre um buraco para fechar outro. ( DIVIDA NA BIBLIA É MALDIÇAO ).
Pois ficamos presos nelas. ( Precisamos eliminar tudo que nos aprisiona )

Sem falar do desemprego, pois aumenta a crise pela falta de dinheiro. Estamos acostumados a pagar nossas contas, a fazer as compras do mês . De repente vc. perde sua fonte de renda, aí temos as contas vencidas, ( Água, Luz, Telefone )., começa a faltar as coisas dentro de casa. ( ISSO É MUITO TRISTE ). MAS NÃO É O FIM.

Queridos é nesta situação de deserto é que precisamos aprender a depender de Deus.
Se vc. Tiver  vivendo não somente uma situação de desemprego mais tremendas dificuldades financeiras,.
Faça uma coisa corra para os pés do Pai Celestial, Jejue , ore,  busque sabedoria para sair desta  crise,  faça um orçamento doméstico o que eu posso e o que eu não posso fazer com o dinheiro., ( Escreva este orçamento e controle ) assim vc. Também viverá melhor, não adianta ficar colocando a culpa nele ou nela.
O desemprego é uma das maiores fontes de atrito no casal. E hoje tem sido uma grande realidade em nossos dias atuais.

2- Comunicação – A falta de comunicação ou a má comunicação é um dos maiores causadores de atritos e discussões entre os casais.
Existe aqueles que falam muito, aqueles que falam pouco, ou aqueles que nada falam.
TRANSPARENCIA NA COMUNICAÇÃO –( ADÃO E EVA)

Alguns querem o impossível e desejam que seu cônjuge descubra o que ela quer sem dizer uma só palavra.
No casamento é muito importante que um diga ao outro o que sente, e o que gosta e o que não gosta.
Também é preciso dizer o que causa irritação e isso se faz verbalizando os sentimentos.

Ex. de comunicação Errada

O marido entra em casa  liga a TV e pronto, fica ali assentado horas e é incapaz de pelo lembrar que tem uma esposa dentro de casa., alguns ficam ali tanto tempo que precisa da esposa acordá-lo.
E a esposa passa o dia todo conversando com as panelas e  com as vassouras,
que a noite que ouvir o marido falar alguma coisa., pois as panelas não responderam nada.
Ex.: Ela fala 25 mil palavras por dia o homem apenas 15mil.

Queridos quando vc. Chegar em casa dá um beijo na esposa, tome um banho, passe um perfume, e enquanto isso a esposa esta fazendo a comidinha, e então conversam um pouco.
Maridos, procurem ouvir sua esposa faz bem ao relacionamento. Trás sintonia. Elas gostam de serem ouvidas.




3 – Interferências Externas ( Parentes )

Quando o casal se casa, o cordão umbilical familiar  precisa ser cortado, isso não significa que a relação de amizade e respeito com os parentes deve acabar, mas quem casou tem a necessidade de viver sua própria experiência sem interferências.
Ex. Minha Mãe, minha sogra.


Interferências Internas

Mães que estão na fase de filhos pequenos  que precisão de muito atenção,
CUIDADO !!    para não tratar o marido como um zero a esquerda. Isso pode prejudicar o relacionamento de vcs, pois agora a mãe só tem tempo para os filhos.
E o marido fica de lado.Tudo e os filhos,  e nada para o marido.


4 - Querem ver outro motivo : PAPÉIS DOS CONJUJES NA FAMILIA.
( Qual é o Papel do homem, e qual o da mulher ). VAMOS ABRIR COMIGO: 1Cor. 11.3 =
"Quero, entretanto, que saibais ser Cristo o Cabeça de todo homem, e o homem o Cabeça da mulher, e Deus o cabeça de Cristo"

 "Porque o marido é o Cabeça da mulher, como também Cristo é o Cabeça da igreja". Ef 5.23



Muitos problemas no casamento, são causados pela falta de conhecimento do papel de cada cônjuge.
 Deus deu uma função a cada um. Para que haja harmonia na vida familiar, é necessário que marido e mulher conheçam e aceitem seu próprio papel e o de seu cônjuge.
Gn. 1:26 – Deus criou o homem sua imagem....
Gn 2:22 – Eva foi retirada da costela

Cada um tinha necessidades que o outro necessitava, eles se complementam.
Entre si.
Tentar corresponder em áreas onde não temos habilidade é tomar a responsabilidade do outro. Para Deus não há função maior ou menor, existe funções diferentes.
Marido se vc. não governa bem o seu lar, como poderá governar bem a igreja de Jesus.

Esposa que toma o lugar do Marido :

A Esposa toma o lugar do Marido dentro de casa. Ah isso e desastroso.
Quantas esposas já chegaram para mim para aconselhar e dizer isso. Ele não faz eu então faço o seu papel. ( CUIDADO). Vc. Está carregando um fardo que não é seu.
A mulher é emoção foi criada para auxiliar o homem, não para tomar seu lugar.
O homem é racional, lógico. Imediato. A mulher tem um grande virtude dada por Deus O Radar.  Inteligência emocional : Não faz isto, não esta me cheirando bem. Ai você faz. Ela diz : não te falei.

A esposa é apoiadora( Auxiliadora ) – Quando ela  apóia o marido ele sente mais capacitado a enfrentar desafios. Se vc. esposa ficar criticando-o, vai impedir dele avançar.
O seu papel é circundar(Cercar) o marido ( dar exemplo )., apoiar suas decisões, encorajar, aplaudir.    EX. RADAR NO EDEM

A mulher é responsável por:
a.     Se ocupar mais na criação dos filhos (1Tm 2.15; 5.14).Ser mãe é a sua maior missão
  1. Atender a família e cuidar da alimentação (Pv 31.21-22).
  2. Cuidar do vestuário (Pv 31.21-22).
  3. Cuidar da casa (Tt 2.5).
  1. Ajudar com a carga financeira (Pv 31.16-18,24).Isto, na medida que seja necessário e possível, evitando ao máximo sair do lar.
  2. Cuidar da formação integral das filhas. Ensinar-lhes sobre: educação sexual, modos, comportamento social, tarefas domésticas, habilidades manuais, conduta frente ao sexo oposto e, principalmente, a serem femininas.
  3. Ensinar as sagradas escrituras aos filhos (2Tm 1.5; 3.14-15).
  4. Instruir as mulheres jovens como desempenharem seu papel de esposa e mãe (Tt 2.3-5).
PAPEIS DO HOMEM
a.     Governar o lar (1Tm 3.4,12).Governar com graça e amor. Ser o representante de Jesus para a família. Expressar o caráter de Cristo com a sua conduta. Não usar de sua autoridade para impor sobre a família os seus próprios caprichos (Mc 10.43).
  1. Trabalhar para prover o sustento familiar (Gn 3.19; 1Ts 4.11,12; 1Tm 5.8).
  2. Amparar, cuidar e proteger a família (Ef 5.29). Solucionar todas as dificuldades que surjam, com a ajuda do Senhor. Guiar a família a uma convivência amorosa e feliz, onde todos possam se desenvolver física, mental e espiritualmente.
  3. Ser sacerdote para a família (Gn 18.19).Ensinar a palavra de Deus, instruir, animar, edificar, repreender e corrigir. Ensinar principalmente com o exemplo.
  4. Assumir a responsabilidade principal na disciplina dos filhos (1 Sm 3.12-13; Hb 12.7-9).
  5. Ter o papel principal na formação dos filhos homens. Especialmente depois dos 8 ou 10 anos. Afirmar os valores de sua masculinidade. Ensinar-lhes habilidades e trabalhos manuais. Iniciá-los nos negócios. Praticar esportes. Dar educação sexual, etc.
  6. Ocupar funções de liderança na igreja (1Tm 2.11-14).


Marido não omite seu lugar Deus te fez como Líder em sua casa, vc. Precisa puxar a família assegurar o lugar de liderança em seu lar., pois  seus filhos vão espelhar  você., vc. precisa ser o exemplo o padrão de referencia dentro de casa.
geralmente um pai dentista, filho dentista. Os filhos geralmente são aquilo que o pais querem que eles sejam. Se o Pai segue um bom caminho, conseguentemente toda a família seguirá este bom caminho.
Defina bem os papeis de cada um dentro de casa :
O marido não é somente o provedor  Eu sustento a casa e ela cria os filhos.
( TOTALMENTE ERRADO).
E o marido SACERDOTE,PROFETA E GOVERNO. ???., dar a direção da família.

Em outra ocasião poderemos abordar melhor este assunto porque é muito longo falar de papeis do marido e da esposa.

Marido tome seu papel, e não fique esperando tudo por sua esposa.
Papeis invertidos com certeza destrói muitos casamentos.

5 – Acordo

Amos 3:3 – Andarão dois juntos se não tiver entre eles o acordo?

O plano de Deus para o casamento e que andemos em acordo
Existe varias maneiras de entrarmos em acordo, para evitarmos a ausência do conflito.

1-      Chegarem a uma decisão sem discutirem
2-      Considerar as alternativas e escolherem a melhor
3-      Buscar direção de Deus, quando não estamos chegando a um acordo.

Queridos procurem discernir a vontade de Deus, isto é se não tiver determinado em sua palavra. Aí não podemos mudar nada. Se Deus não falou nada a respeito disso ou aquilo, busquem conselho. Na multidão de conselheiros a sabedoria.


6 – FALTA DE PERDÃO -  Mt. 6-14 e 15

Outro motivo que tem destruído muitos casamentos –
Definição : Conceder o perdão gratuito para remissão de qualquer ofensa ou divida, ou seja desistir de qualquer reivindicação.
Perdoar é mandamento de Deus., Não existe vc. Falar assim : não estou com vontade de perdoar. É preciso perdoar mesmo sem vontade. ( É UM MANDAMENTO ).

Queridos a falta de perdão nos mantém escravos um do outro – e conseqüentemente trás tantas doenças físicas e mentais.
A falta de perdão é a base para formação de fortalezas demoníacas


Vamos abrir comigo :.
Mt 5:23 e 24 - A falta de perdão bloqueia as promessas de Deus em nossas vidas

7 - Outro motivo : RELAÇÕES SEXUAIS


I Cor. 7:3 – Dar carinho e prazer um ao outro , Satisfazê-la, satisfazê-lo
I Cor. 7:e – Diz : A mulher não tem poder.....
Mas o versilo 7:3 vem antes deste domínio, satisfazer um ao outro sem agressão.
Promover e não chatear.  Quem tem o Espírito Santo Tem liberdade. Dentro do consentimento do casal.
Maridos respeitem suas esposas., nunca forcem uma situação, as coisas precisam fluir naturalmente. Se ela/ele gosta eu faço., se não gosta não faço.

Mas o Sexo é regado pela manha. Bom dia querida, dar um beijinho.
Não deixem a falta de sexo, levar o seu casamento ao fracasso


Lascívia

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: ... Lascívia...  (Gl 5:19)
Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: ...Paixão lasciva... (Cl 3:5)
Lasciva: 
Prazer desenfreiado a praticas livres do pecado sexual,
Sensualidade; desenfreiada (Devasso, libertino); 
(Relativo ao prazer sexual sem pudor ); levando a Luxúria.

Luxuria

Eu quero te honrar e te valorizar, entregando-me a você" ou "eu quero usá-lo como instrumento para satisfazer a minha urgência por simples prazer, usufruindo e usando você".
Usar o sexo pelo simples prazer e não por amor.

É IMPORTANTANTE SABER QUE:
· O PRAZER SEXUAL É PARA OS DOIS - ·

Esposa por favor quanto estiver chegando a hora do marido chegar, tome um banho, passe perfume arrume o cabelo, e tão bom ver a esposa bonita e perfumada, ao passo que vê-la toda escabelada as vezes com roupa rasgada, cheirando gordura e fumaça.,, só falta a vassoura para sair voando.
Minhas irmãs os maridos são  despertados pelo olhar , Meus irmãos as esposas são despertadas pelo falar carinhosamente.(PELO OUVIR)
A intimidade produz vida, a união sexual da forma que Deus a criou não é egoísta, nem busca satisfazer a si mesmo
Para a intimidade física requer pureza física

Satanás tem gasto muito tempo tentando falsificar a intimidade da união sexual, lutando para quebrar esta aliança firmada entre vc, eu cônjuje  e Deus.

PROBLEMAS NA RELAÇÃO>  BUSQUE AJUDA MÉDICA.

Exemplo Disso temos o Adultério físico e Adultério Virtual.


8 – ADULTÉRIO  - Vamos Ler :Provérbios 5: 1 a 23




2 - SEXO VIRTUAL – OS DEVIDOS CUIDADOS
Vc. Está trazendo maldição para dentro de casa. O sexo virtual e como vc. Abrir a porta para os demônios entrarem em sua casa .,  pois vc. Consulta sites pornográficos consagrados a entidades demoníacas como : pombagirias, .
Existe Fortalezas poderossímas que controlam o sexo virtual, prendendo a pessoa, o controle é tão grande que os jovens e até adultos casados, não conseguem ligar o computador sem dar uma olhadinha nesses sites.  ( É UMA PRISÃO. )
Contra adultério só tem duas palavras, arrependimento e perdão. Não cometer mais.
Aquele que confessa e deixa, alcança misericórdia.


QUANDO A COISA TÁ PRETA, LEMBRE-SE : ESTAMOS EM CRISE

A LUZ VERMELHA TÁ PISCANDO O QUE FAZER

Queridos um casal que entra em crise e diz que ela chegou inesperadamente, deve ser muito ingênuo ou desligado na relação .
Pois antes da crise aparecer, vários sinais são emitidos, como se fosse uma luz vermelha, dizendo estamos em perigo. ( BUSQUEM AJUDA )
Se estão em perigo fique alerta, atenta para enxergar onde eu estou falhando, com certeza foi um alguma insatisfação ou carência não suprida.




COMO EVITAR A CRISE NO CASAMENTO



A melhor maneira é agir preventivamente. Não podemos deixar que os problemas cresçam chegando no nível do desespero. É melhor prevenir do ficar sofrendo toda família.


Quando a luz começar a piscar observe os seguintes sinais :

1 – Irritação  : Ele ou ela está irritado, procure saber o que não vai bem. E resolva logo

2 – Agressividade – Alteração de voz, palavras duras e até palavrões ., sem falar muito cuidado com os tapas. Cuidado! ( tem que converter ).

3 – Acusação – É também um sinal se alguma coisa não sai como o esperado é mais facil acusar, pelo fracasso do que reconhecer eu também errei.

4 – Competição – A competição só afasta um do outro. Querer provar que é melhor do que o outro, cuidado aqueles que são lideres na igreja, ou mesmo que trabalham profissionalmente.

5 – Silencio ( Bico ) – A pessoa se ressente de alguma coisa, não se expressa o que o feriu e caí num profundo silencio.
6 – Falar demais * Mulheres -Procure falar menos, Não use as cobranças insistentes como forma de ganhar a situação, mas procure ganhar seu marido com suas orações.

7        - Não fique contabilizando – Eu tenho que cuidar da casa, da roupa, dos filhos,   e vc. chega em casa ainda quer a comida pronta.
QUAL O MARIDO QUE NUNCA OUVIU ISSO DA ESPOSA.

8        - Resolver os problemas no mesmo dia e não dormir com problemas.

Estes sinais são visíveis para nos nortear que estamos com problemas.

NÁO CONSEGUINDO RESOLVER AINDA, SEUS PROBLEMAS CONJUGAIS, BUSQUE AJUDA

Vamos ler : ( Prov. 11:14 )

AGORA :

Se seu casamento está na UTI, eu quero te apresentar o médico dos médicos : JESUS

Reconheçam sua parcela no erro, peçam perdão e deixem Jesus ser o Senhor e Salvador de seu casamento.


COLOCAR DEUS EM PRIMEIRO LUGAR


Queridos, sem vida com Deus não resolve, vc.pode até conseguir eliminar esses sinais., Mas para trabalhar seu caráter e temperamento somente buscando crescer na graça e conhecimento na palavra e uma relação profunda com nosso Deus.
AÍ SIM VC. TERÁ CONDIÇÕES DE SER TRANSFORMADO, E VIVER COMO CASAIS COM PROPOSITOS ETERNOS).

Deus é aquele que transforma nosso caráter e nosso temperamento., e nos leva a ter uma vida santa na sua presença.

Deus precisa ser a primazia na sua vida., Procurem orar juntos, ir a igreja em família, consulte a Deus em todas suas decisões,.
Maridos, procure fazer o Culto Doméstico com a família.

Queridos por isso a Palavra de Deus nos orienta : Buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça e as demais coisas vos serão acrescentadas.
E vontade de Deus que seu casamento seja transformado você apenas precisa mudar seu estilo de vida. E não conformar com o estilo de vida deste mundo.

Precisamos ter um casamento com propósitos

Mas que propósitos são estes.

- Casais que espelham a vida de Cristo.
- Casais que são luz neste mundo
- Casais que Amam a palavra e vivem a palavra de Deus.
- Casais que se quebrantam na presença do Todo Poderoso.
- Casais que queiram expandir o reino de Deus na face da Terra.
- Casais que vivam para Cristo, e alinhem toda sua família dentro dos planos eternos, estabelecidos na sobre-excelente revelação da graça e bondade de Deus o Pai.
- Casais que são ovelhas e não bodes.


EM ISAIAS 43;18,19

Não vos lembreis das cousas passadas, nem considereis as antigas.
Eis que faço cousa nova, que está saindo á luz., porventura não o percebeis ?
Eis que porei um caminho no deserto e rios no ermo.

A VONTADE DE DEUS É QUE ALGO NOVO SURJA EM NOSSAS VIDAS.
ATRAVÉS DA SUA PALAVRA ELE FARÁ UM CAMINHO NO DESERTO E PORÁ RIOS NOS ERMOS DO NOSSO CASAMENTO.


RECEBA DO OLEO NOVO, DO VINHO NOVO, NO SEU CASAMENTO EM NOME DE JESUS.

CONTATOS: Casa Pastoral 34299400.

Pastor Sérgio Ricardo. (ENL).
Pastor Marcelo Evangelista. (Ministério Eliezer).
Pastor Manoel Marques. (Casados Para Sempre).
Pastora Maria Madalena (Acampamento de Casais).


Nenhum comentário:

Postar um comentário